Afinar a flauta doce

O que fazer para afinar a flauta doce

Primeiro devemos ter em mente que a flauta doce não é um instrumento temperado,  ou seja, que as notas não são fixas como as do piano, por exemplo. Temos várias formas de alterar a afinação de uma nota:
- Alterando o tamanho do instrumento, abrindo ou fechando o encaixe
- Variando a pressão do ar, assoprando mais ou menos
- Alterando o dedilhado das notas, usando diferentes dedilhados para a mesma nota
- Tampando ou abrindo metade dos furos usados no dedilhado (sombra)
Desta forma, antes de tocar é importantíssimo afinar o instrumento de acordo com uma referência, fazemos isso ajustando o encaixe da cabeça da flauta. A referência pode ser um afinador, um diapasão, ou o instrumento mais baixo (não o mais grave) e mais estável dentro de um grupo, afinal não podemos fechar a flauta mais do que o encaixe possibilita, mas sempre podemos abrir para abaixar a afinação.
encaixePara afinar o instrumento, devemos soprar uniformemente, sem oscilações no ar, sem vibrato, mantendo a pressão do ar confortável e da mesma forma que sopramos para tocar uma música. Desta forma, devemos tocar uma nota e compará-la com uma referência,auditivamente, abrindo o instrumento se estiver alto, e fechando o instrumento se estiver baixo. Para saber se a flauta está alta ou baixa quando ainda não temos esta percepção auditiva, assopramos pouco para que a afinação esteja baixa, e gradativamente, vamos aumentando a pressão do ar até que chegamos na referência:   quando deixamos de ouvir os batimentos. Se continuamos a aumentar a pressão do ar a partir deste ponto, voltaremos a ouvir os batimentos.
Importante: quando usamos um afinador para esta tarefa, ao invés de olhar o ponteiro, devemos colocá-lo para tocar a nota Lá e tocamos juntos para afinar os intervalos, pois queremos treinar a nossa percepção e os nossos ouvidos, e não os nossos olhos.
Assim que afinamos a nota Lá, abrindo ou fechando a flauta, temos que confirmar se está realmente afinada. Para isso, tocamos novamente, e comparamos o ataque da nota que deve estar afinado. Temos que conseguir atacar, manter e cortar a nota completamente afinada, do início ao fim. Este é um excelente exercício de respiração e percepção, que deve ser praticado por todos flautistas.
O próximo passo, é conseguir afinar os intervalos de quinta justa, isto é, se temos um afinador tocando a nota Lá, podemos tocar a nota Mi aguda ou o Ré grave, seguindo o mesmo princípio: buscamos acabar com os batimentos, isto é, o resultado deve ser um som único que funde as duas notas, sem oscilações. Como a flauta já foi afinada no início do exercício, neste ponto devemos apenas afinar mudando a pressão do ar, controlando o som para que todas as notas sejam afinadas, desde o ataque, mantendo por alguns segundos, e cortando o som sem alterar a afinação.
Temos que repetir este mesmo exercício para todas as notas da escala. Se o nosso afinador só toca a nota Lá, podemos usar um teclado como referência, para que possamos aprender a afinar todas as notas da escala. Se a referência é um Lá, tocamos o Ré grave e o Mi agudo. Se a referência é um Sol, tocamos o Ré agudo e o Dó grave, e assim por diante. Perceba que, para cada nota, teremos uma maneira certa de soprar para que a mesma esteja afinada. Se assopramos todas notas da mesma maneira, todas estarão desafinadas.
Quando conseguirmos tocar todas as notas da escala pelas quintas justas, todas afinadas, desde o ataque até o corte, podemos seguir para as terças maiores e menores, fazendo arpejos: se a referência é um Dó, tocamos Dó, Mi, Sol e também Dó, Mib, Sol. Se a referência for Ré, tocamos Ré, Fá#, Lá e também Ré, Fá, Lá, e assim por diante, sempre buscando a afinação perfeita, isto é: sem batimentos, em cada uma das notas. Para isso, não podemos ter pressa, pois, queremos escutar cada nota e treinar nosso ouvido a detectar os batimentos, além da nossa flexibilidade em alterar o sopro e alterando a quantidade de ar para afinar cada uma das notas.
Neste exercício de arpejos, nos depararemos com algo curioso: temos que mudar bastante a quantidade de ar para afinar as terças do arpejo. Experimente você mesmo antes de continuar a leitura do artigo, e veja se consegue descobrir o que devemos fazer para conseguir afinar as terças.

Nenhum comentário: