Germânica ou Barroca


Existem basicamente dois tipos de digitação na flauta doce. A germânica e a barroca. E mesmo estes dois tipos são muito similares, sendo diferentes apenas nas notas FÁ e FÁ#.

Barroca_A digitação barroca foi a primeira digitação a se popularizar, no inicio do sucesso da flauta doce, muitos séculos atrás. 

Germânica_ Durante muito tempo a flauta doce foi esquecida e na Alemanha ela foi re-descoberta e uma nova digitação, que facilitava a escala de DÓ Maior foi criada.

Qual a mais fácil?
Esta digitação germânica facilitava algumas notas, porém, complicava outras. Hoje em dia a flauta doce mais vendida é a modelo soprano, que pode ser encontrada nas duas versões, germânica e barroca. ou seja a germânica é mais fácil para tocar as músicas com tons naturais em especial com a nota fá natural, já a barroca facilita para tocas com fá#. (isto nas flautas soprano e tenor).

Para conhecer a família da flauta doce abra a página família da flauta doce




DICAS PARA TOCAR FLAUTA DOCE

Articulação. 
Você pode tocar a flauta doce apenas assoprando, porém, se tocar articulando um som as notas tendem a sair mais limpas e afinadas.
 
Experimente tocar falando a sílaba TU ou invés de simplesmente assoprar.
Notas Graves. ( do , re )
Estas notas são muito dificeis para o iniciante tocar porque ele tende a assoprar nas notas graves igual ao que ele faz nas notas altas.
O que ocorre é que com um assopro muito forte as notas graves "apitam".
O correto não é assoprar como se estivesse apagando uma vela e sim assoprar como se estivesse enchendo uma bola de sabão.
É quase uma "baforada" ao invés de um assopro.
Notas Agudas. ( DO, RE, MI, FA, SOL )
Não é necessário colocar mais força do que o assopro normal para tocar estas notas.
Quando se faz isso o som fica muito alto e muito estridente, fazendo até o gato sair da sala.
Na medida que tocar as notas mais altas continue com o mesmo assopro, sem estourar os pulmões.
Lembre-se, esta flauta é para ter um som doce e não estridente.
Notas Agudíssimas. ( LA , SI )
Se você já toca articulando estas notas irão sair com mais facilidade, mas, se você não articula não vai sair nada.
As notas acima do SOL da segunda oitava só vão sair se você tocar elas golpeando com a língua no início do assopro.
Tente tocar estas notas articulando, e as outras também.


Dicas
VOU TE CONTAR O SEGREDINHO DO DEDÃO ESQUERDO OK 
Amigos vou dar uma opinião pessoal sobre o uso do dedão esquerdo na flauta dôce !
 
Procure desenvolver uma técnica onde não exista movimento de pulinhos para se fazer as oitavas e passagens rápidas de notas agudas para notas graves .
 
Vou falar só do Dedão ok 
Olhe para ele de frente, bem para a unha e imagine que é a cabeça de uma vaquinha onde tem as orelhas e o chifre, pois bem tampe o orifício da flauta com o polegar na posição de 08:00 hs ,imagine a flauta reta em posição de 06:00horas e coloque o dedão na posição de 08:00hs .
Bom feche o orifício do polegar com a posição do dedo onde teria o chifrinho do lado esquerdo ou seja na quina esquerda do dedão . Então sem tocar olhe para a flauta com a posição de sol , olhe para o seu dedão ... 
Deixe seu dedo com uma posição como se estivesse marcando no relógio 15:40hs fechando o orifício da flauta com a quina do dedo porem mais em direção a polpa do dedo ou seja sem colocar o orifício perto da unha ,tendo exatamente o orifício nas costa da unha ,mas na quina do dedão (no chifrinho he,he )

Agora vem o segredinho , use o seu dedo de uma forma que ele faça um efeito de mola ou seja ,ele estava na posição de 15:40 fechando o orifício da flauta ,então para poder abrir ,iremos trabalhar o movimento do polegar sem tirar o mesmo sobre o orifício ,usando um efeito de molinha (tensão e relaxanento ).
Repare então que na posição de 15:40hs temos o orifício fechado e que na posição do polegar esquerdo em 14:45 temos o polegar tencionado (ficando reto ) e abrindo o orifício !

Eu hoje tenho o movimento do dedão muito reduzido ,quase não se move para fazer uma oitava ,na verdade eu mantenho a posição de 15:40 no dedão e faço uma pequena pressão para baixo ,como se quisesse enconstar o meio do dedão na flauta e assim uso a própria carne do dedão como uma cartilagem que pressionada abre ,relaxando fecha e sem movimentar o dedão e isso facilita muito para poder tocar rápido e ter agudos precisos !
Difícil explicar escrevendo mas tenta aí que vai ser legal !


Outras Dicas do mestre Ivan Meyer :
* Toque cada nota da escala de C articulando com ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...... mantendo o som por pelo menos 10 segundos Depois de dois dias, aumente para 15 segundos. Depois de mais dois dias, tente manter o sopro por 20 segundos. 
*Procure exercícios de respiração
 
*POLEGAR ESQUERDO - Exercícios: neste exercícios você vai usar somente as notas Mi, Sol e Lá !
 
faça o seguinte exercício: 
Posicione os dedos para a nota Mí da primeira oitava. Mantendo o sopro de uma nota longa, (sopre por 10 a 15 segundos, pelo menos), abra uma freesta no furo do polegar esquerdo - apenas o polegar esquerdo será usado - deixando abrir apenas 1/4 ou 1/3 do furo, de forma que o som se trasnformará no mí da segunda oitava. Faça isso várias vezes durante os 10 a 15 segundos ( Mi1,Mi2,Mi1,Mi2,...,Mi1,Mi2 - o número após a nota representa a oitava).
Repita esse exercício com as notas Sol e Lá ! Repita o exercíco pelo menos 10 vezes em cada nota. Vá memorizando os posicionamentos. 
Como incremento ao exercício anterior, entre cada uma das notas, toque a nota ré da segunda oitava - ou seja: no Mí por exemplo - toque o Mi1, Ré2, Mí2, Ré2, Mi1 ( o n° representa a oitava) - Faça a mesma coisa com as notas Sol e Lá !

*Normalmente com a intensidade de sopro da nota E2 pode-se tocar até o Bb2
 
* Você está respirando muitas vezes no meido de uma frase. Normalmente quando tocamos músicas que o povo conhece, respiramos nos mesmos pontos em que uima pessoa cantando respira ! 
Às vezes eliminanos alguns pontos de respiração !
 
* Faça o exercício de notas longas na flauta doce, mas da seguinte forma: 
Faça a escala de Dó, nas duas oitavas. 
Em cada nota você pronunciará as articulações:
 
ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu~~~~~~~~~~
 
onde ~~~~~é vibrato. Se ficar complicado fazer o vibrato, deixe ele para depois.
 
Faça isso para cada nota da escala de C.
 
Depois, faça o mesmo para a escala de C# ( ou Db )

* treine todas as escalas maiores de forma normal
 
* É necessário ter as escalas na ponta dos dedos - em todos os tons
 
* É importante conhecer as escalas pentatônicas em todos os tons
 
* grande parte do aprendizado vem do ouvir ! Por isso é fundamental você escutar muta música tocada na flauta, e também em outros instrumentos.
 
* É necessário ter a consciência do campo harmônico - em resumo: saber que acorde está sendo tocado e utilizar as notas da escala da tônica do acorde
 
* Normalmente a criatividade vem como um fruto dos treinamentos e principalmente ouvir exemplos e músicas;

Nenhum comentário: